Julgar?

Não julgue, nem se escandalize. LEIA MAIS...

Quem é você ?

Não adianta, podemos enganar pessoas, mas não a Deus.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Musicas que não Edificam: EPICA - SENSORIUM



Por que ouvir o que não Edifica? Letras mundanas comentadas:
Por @andreviidal



------------------------------x------------------------------x------------------------------









Uma banda formada em 2002, partida da iniciativa do ex-integrante da banda After Forever, Mark Jansen, estabilizando-se com a linda mezzo-soprano Simone Simons, na época namorada dele, teve seu primeiro demo, intitulado Cry for the Moon, lançado em 2003, quando a banda ainda se chamava Sahara Dust, mas no mesmo ano mudou-se o nome para Epica.
Simone Simons encanta com sua voz e beleza, na verdade o Epica é mais uma daquelas bandas representadas por lindas mulheres, porém não estamos aqui para falar da banda, vamos descortinar suas músicas, hoje trouxe a música "SENSORIUM" leia, reflita depois acompanhe o comentário logo abaixo:




Sensorium

[fonte: www.letras.terra.com.br]

Não existe chance mas o caminho da vida não é
Totalmente predestinado assim
E o tempo e a cronologia nos mostram como tudo deve ser
Nos meios de existência para encontrar o porquê de estarmos aqui

Ser consciente é um tormento
O mais que aprendemos é o menos que temos

Ninguém enxerga o todo, focando-se em coisas tão pequenas
Mas o objetivo da vida é fazer com que tenha sentido
Apenas procurando por isto, este que não existe
Apesar de nossa habilidade de relativar permanecer obscura

Ser consciente é um tormento
O mais que aprendemos é o menos que temos
A cada resposta há uma nova pergunta
Uma busca para a não existência, uma jornada sem fim

Não estou com medo de morrer! Eu estou com medo de viver sem estar ciente disto

Eu fico tão apreensivo, eu não poderia aguardar por
Esvanecer todas minhas energias em coisas que não importam mais

(Nosso futuro já foi escrito por nós próprios
Mas nós não captamos o sentido de nosso programado curso de vida
Nós somente receamos o que vem e farejamos morte todo dia
Nosso futuro já foi gasto por nós próprios e nós apenas deixamos
Acontecer e não nos preocupamos afinal
Nosso futuro já foi escrito por nós próprios
Mas nós não captamos o sentido de nosso programado curso de vida
Nós somente receamos o que vem e farejamos morte todo dia
Procure por respostas que a mentira mais longe)

Ser consciente é um tormento
O mais que aprendemos é o menos que temos
A cada resposta há uma nova pergunta
Uma busca inexistente, uma viagem sem quaisquer fim



Música muito bonita, porém seu contexto é um pouco sombrio. O compositor tenta fugir totalmente da realidade , tenta tirar o foco da VERDADE, que cremos revelada pela Bíblia. Além de anos impor que sejamos inconsciente no dia-a-dia, e indiretamente não ser racional para com Deus. Letra é um pouco complexa, como em sua maioria, mas Deus é quem nos dá o discernimento, peça-O e receberá. Graça e Paz !

25 comentários:

Por que ser consciente é ser atormentado??
Sempre digo aos meus amigos do mundo que "Quem está sóbrio tem o domínio da situação"...
Não querer estar ou ser consciente não faz sentido algum! É como ter prazer em embriagar-se...
É destruir a si mesmo.

De certa forma alguns estilos no rock secular, tem como ideologia SER sem sentido..
As vezes não entendemos esse jeito deles, a verdade é que nós além de sermos conscientes temos uma visão ampla que não é o caso deles que em sua maioria estão cegos!

Muito interessante esse blog...é a primeira vez que vejo...Desde os meus 12 anos sou evangélica, mais sempre gostei muito de rock...e por 1 ano conhecia o verdadeiro mundo do rock...frequentava todas as pricipais casas do rock...eu realmente vivi o mundo do rock n roll...eu não ficava um sabado em casa era como se eu não pudesse viver sem aquilo, todos os sabados eu tinha que estar bebada para me divertir, costumava encontrar a galera no bar do Bin Laden no centro de São Paulo, tem uma grande concetração de roqueiros e de la iamos para algum role de rock normalmente Led Slay ou Ego...só que eu sentia que me faltava algo e cada vez me aprofundava nesse mundo achando que era isso...até o dia que fiquei doente...eu ia em médicos e eles não encontravam nada, fazia exames e nada...foi ai que tive certeza que era espiritual...ai fui a uma igreja e lá foi revelado que tinha sido feito macumba para mim...isso tem cerca de 3 semanas...mais não é nada facil se libertar desse mundo, sempre tive muitos amigos e muitos pessoas boas que realmente estavam preocupados comigo...mais todos tem problemas com depressão...e o problema é que as músicas que se escuta só piora isso, pq dependendo do estilo é muito depressiva...estou me agarrando a palavra de Deus mais não quero voltar e não vou pq Deus me fortalece...mais ainda gosto muito de rock...estou agora ouvindo Rock Cristão...

Ja gostei muito de rock e depois q comecei a conhecer as Escrituras SAGRADAS ainda gostava,e uma coisa eu aprendi q somos o sal da terra,somos a luz do mundo e temos q fazer diferença do santo para o profano e amigos não se sintam ofendidos pois não é minha inteção,mas que diferença faz ouvirmos rock secular ou cristão,estudem a origem do rock e virão como e pra que foi criado.

Rock Gênero musical ou Rock Estilo de vida?

ROQUEIROS ADORADORES = Jesus Estilo de Vida + Rock Gênero musical.

Oque mais me "impressionou" na letra da musica é q fala q nós somos senhores do nosso destino oq retira completamente o senhorio de Jesus..n somos donos d nada...soh Jesus é o senhor...me preocupa q jovens q n conhecem ao Senhor recebam em seu banco d dados(mente,alma e coração..) esse tipow d informação...pois recebe isso como verdade..

Pois é Indi, nossa preocupação também é essa e juntos podemos mostrar a realidades... Pois o Rock Gospel é como se fosse um pessoa que foi convertida, ela muda seus pensamentos, mas não pode deixar de ser ela mesma, a diferença é que não é guiada por outros e sim por Deus... Como podemos dizer aos jovens que se convertem desse "rock" que elas não fazem diferença com aquilo que são?! Muito ao contrário, vamos mostrar para mais jovens cegos como nós já fomos com a linguagem que eles sabem ouvir... ^^" Certo?

"...e indiretamente não ser racional para com Deus. ..."

Desde quando existe racionalidade para com Deus? Deus é fé, é algo no qual as pessoas acreditam, não há como provar a inexistência nem a existência de Deus cientificamente, portanto não tem nada a ver com racionalidade.
Ouvir ou deixar de ouvir algo é opção de cada um, ignore as coisas que você não gosta amigo. Não perca seu tempo analisando letras de músicas que você não quer ouvir nem quer que as outras pessoas ouçam. já que você crê em Deus, lembre-se que temos livre-arbítrio, deixe as pessoas fazerem o que desejarem, se quer orienta-las, o faça sem impor escolhas ás pessoas. Você é apenas um humano como todos os outros, não cabe a você o julgamento de ninguém.

Amigo Fé é a convicção do que não se vê, cremos em Deus sim, mesmo não O vendo(porém vendo Seus feitos) temos que ser RACIONAIS sim pois ACREDITAMOS NELE “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).
A questão de ouvir ou não você está certo, e não estamos impedindo, nem tem como impedir ninguém a ouvir. Fazemos somente uma avaliação de tais músicas e expomos o que nós vemos nela, com nosso olhar CRISTÃO.
Verdadeiramente somos Humanos, por isso não julgamos ninguém, até porquê já fomos fanáticos por tais bandas, só apresentamos AQUELE é é Poderoso para TIRAR a CEGUEIRA e DAR o ESCAPE e a SALVAÇÃO.
Graça e Paz.

KKKKKKKKKKKKKKK

Você pelo visto nem sequer sabe o que é racional...
Bem, isso não importa. Mas se e da opinião de vocês que essa música, como o post diz, não edifica, se acha que não vai te trazer nada de bom, então não perca seu tempo analisando. Análises são feitas para avaliar e tirar dúvidas, se sabem que a música é ruim então ignorem. Investir tempo em algo que já se tem certeza que não funciona é desperdício de eficiência. Porque ao invés disso, vocês não divulgam a palavra de Deus na qual dizem acreditar, no lugar de gastar tempo e energia para falar mal de algo que é apenas um trabalho artístico?

Amigo não estamos perdendo nosso tempo analizando elas, pelo contrário já fomos fãs dessa banda, assim como imagino que você seja, mas fomos libertos. Não condenamos as bandas somente mostramos o que tais letras nos remetem, alertando os que, muitas vezes pelo fato de absorverem o que tais musicas submete, se tornam depressivos, vazios, confusos. Um dia alguém nos mostrou o que sempre esteve a nossa frente e nunca conseguiamos enxergar, agora esse é nosso objetivo alertar os que estão cegos e apresentar-lhes Aquele que tem poder para liberta Cativos, curar depressivos e oprimidos, JESUS.

Não sou um fã dessa banda, não sou fã de coisa alguma. Apenas admiro algumas composições deles por serem muito bem estruturadas, assim como gosto de músicas de outros diversos artistas, inclusive de música gospel. E exatamente pelo fato da música gospel no Brasil ter artistas formidáveis, que acho que seria um trabalho mais frutífero, divulgar o trabalho deles e não criticar o de outros. Música é arte, e arte é expressão, o tema da banda é soturno e depressivo, não espere músicas felizes. Seria o mesmo que esperar músicas com enfoque na violência cantadas pela Ana Paula Valadão ou pelo Oficina G3. Se as pessoas se deixam levar por um sentimento seja bom ou ruim, só porque ouviram a letra de uma música, é porque esse tipo de gente tem mente infantilizada e imatura, e deve sim passar por desapontamentos, sem experiência não há aprendizado. E para encerrar, insisto, divulguem o que acreditam ser bom, mas sem nunca julgar, e sem apontar o dedo para ninguém dizendo que estão errados.

Defendemos o Rock Cristão que tem objetivo de adorar a Deus e apregoar o evangelho, com letras que nos Edificam, não o Rock em geral, não estamos aqui dizendo "Não ouça Epica" e sim fazendo uma reflexão, como: "O que essa música lhe oferece? Ela te edifica? Se ela te traz uma influencia não muito boa, POR QUE OUVIR essas MUSICAS QUE NÃO EDIFICAM em nada?".. Se ela te deixa depressivo melhor que não ouça.. "Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."(MT. 5.29) Se essa música te faz pecar melhor não ouvir... Graça e Paz

Uma música não faz ninguém pecar. Fazer o certo ou errado é questão de escolha. Por a culpa em influências é sempre mais fácil que assumir a verdade, que se você fez algo errado, a culpa é sua e de ninguém mais. Mentes fracas se corrompem fácil qm qualquer que seja o meio. Mentes fracas sempre serão manipuladas, pela política, pela economia, por influência de amigos, músicas, religião ou qualquer outra coisa. Mas tudo bem, vou parar de discutir aqui, eu nunca consegui argumentar com pessoas de nenhuma religião ou seita ou qualquer crença que for, todos se acham donos da verdade portanto é desperdício de potencial.

Mano você não sabe o quanto uma música pode influenciar, positivamente ou negativamente, e também pode deixar pessoas cegas.. Se eu me achasse dono da verdade não responderia os comentários, pelo contrário tento ver pontos de vista diferente e chegar a um resultado, SEMPRE PAUTADO NA PALAVRA.

Utilizarei um trecho de uma música do Epica.
Reflitam, e vejam que é a verdade:
"Mentes doutrinadas frequentemente contém pensamentos doentios
E cometem a maioria dos males contra os quais pregam

Não tente me convencer com mensagens de Deus
Vocês nos acusam dos pecados cometidos por vocês mesmos
É fácil condenar sem se olhar no espelho
Atrás dos bastidores é que está a realidade"
(Epica - Cry For The Moon)

Não estou julgando ninguém, ams sei que existe gente assim aqui. Ninguém é santo.
Eu sou católico, muito católico.
Curto várias bandas de rock cristãs, e também curto Epica. Ela não vai mudar meus pensamentos a respeito da minha religião ou modo de ser. Algumas letras do Epica fogem da realidade e falam coisas meio que "fortes", ams não são todas, muitas mostram a realidade, boa ou ruim.
Eu, adimito que sou assim as vezes, como na letra dessa música.

há algum tempo atraz eu ouvia muita música secular, mas depois percebi q as letras de muitas dessas músicas falavam sobre coisas completamente contrárias a palavra de Deus, até mesmo do Epica existem muitas músicas como por exemplo a música "living a lie", tah aê um trecho:

Eu não posso esperar
Por essa recompensa.
É muito pouca e tardia demais para viver esta mentira.

segundo o contexto da música a "recompensa" seria a volta d Jesus Cristo e "viver esta mentira" seria esperar sua volta, então eu acredito q entrar em comunhão e comer dos pratos preparados por alguém q faz músicas desse nível não fará bem para o meu espírito e tenho certeza d q assim como um pai não gosta q seu filho saia para brincar com crianças q fazem o q ée errado Deus tbm não se agrada q ouçamos músicas d alguém q ée contra a sua volta. abrçs

Elas edificam sim, fazem pensar... Mas pra que pensar se já decidiram pela gente o que é a verdade, né?

Fazemos sim nosso próprio destino, podemos verificar pelo sistema de vida que nos levamos, emprego, estudo, o sistema capitalista de produção as relações sociais egocêntricas, guerras tudo em nome do poder, isso é ação humana, os males são ações humanas não podemos naturalizar as coisas os acontecimentos, como que Deus que quis (seria uma ironia contra divindade) isso é uma maneira de ficar parada com os braços cruzados e não lutar por um mundo melhor. Os países com maiores números de ATEUS, claro que não determina, são os países com melhor qualidade de vida aonde reina o bom convívio e a prosperidade social, já países como o Brasil cheio de corrupção, e problemas sociais, as pessoas ao invés de lutar para acabar com isso, simplesmente vão a igreja p uma melhor qualidade de vida em uma sociedade desgraçada criado por nós mesmos, Como as pessoas pedem riqueza, emprego na igreja se a situação que elas vivem é por causa das ações humanas em geral pois o modelo de vida que levamos se estabeleceu nas revoluções burguesas de um determinado grupo social.

Discordo quase tudo de voce que citou que nos somos responsaveis pelo nosso destino.Se assim fosse o mundo seria uma maravilha,pois por natureza fazemos muitas coisas de uma forma pessoal,crendo que vai dar certo,que vamos conseguir,lutamos na maioria das vezes acreditando em nos mesmos.Isso e o que acontece instintivamente,pois o ser humano no fundo geralmente e um idealista e batalhador.So que as coisas para uns funcionam,para outros nao,mesmo essas mesmas pessoas agindo meia iguais.A realidade e que existe destino sim senhor.Algumas coisas ruins que eram para acontecer,so nao acontecem quando as pessoas mudam de objetividade e focam mais em DEUS.Na minha vida DEUS existe,porem tem muitas vidas por ai em que DEUS simplesmente nao existe.A pessoa pode buscar,buscar mesmo,mas dificilmente vai encontra-LO.Geralmente essas pessoas viram ateus,pois nao sentem a Presença de DEUS.Ate ser cristao ou ter uma crença faz parte do destino.Outra coisa e que sei que a imensa maioria de pessoas(talves uns 95%) nao conseguem a maioria de coisas que acreditaram e lutaram quando novas e chegam a velhice nao acreditando na maioria de coisas que acreditavam,mas sei tambem que quase todas pessoas idosas acreditam que existe o destino.Nesta parte cito aquela frase:O QUE FOR PRA SER,SERA,O QUE NAO FOR,NAO SERA,CORRENDO VOCE ATRAS OU NAO.

"Eu acredito em Deus, mas não do jeito que a maioria das pessoas acreditam. Não gosto da forma como certas religiões oprimem as pessoas, pegam seu dinheiro e fazem terror. Não é assim que as coisas são. Eu sei que todo mundo tem o potencial de intuitivamente saber o que é real e o que não é. No fundo, todos nós sentimos quem realmente somos. A maioria das pessoas não ousa ou não quer olhar para dentro e apenas continua ouvindo as vozes irritantes que nos dizem o que fazer, como melhorar, como fazer mais dinheiro, como permanecer bonito e como ter inveja de quem tem mais. Deus, para mim, é algo que não pode ser descrito com as palavras, você só consegue sentir. Mas se eu tiver que tentar, direi que é o total de toda consciência e amor e criação. E eu acredito que todos nós somos parte disso, eu quero dizer todo mundo, não importa se você acredita ou não. No fim, todos somos um só."

Mark Jansen

Acho que esse trecho fala praticamente de livre arbítrio... Algo que Deus nos assegurou

Explique Deus sem apelar para o sentimento. Fé não é algo racional, é crer no que não se ver, é acreditar no impossível, o que não seria " racional"

Também sou cristão e quando me converti fiquei fanático assim também. Mas a letea não é sobre Deus

Deus nos Deu livre arbítrio, se não o tivessemos seria injusto alguém ur para o inferno visto que NÃO ESCOLHEU ISSO.A BIBLIA DIZ PROCURE E ENCONTRARÁ

Nos somos senhores do nosso destino simmm, se aceita Jesus estou salvo, se EU DECIDIR não aceita lo estarei condenado ao inferno... Então nós escolhemos e se escolhemos somos senhores do nosso destino sim... Nem Jesus decide por nos porque ele não faz nada pela força ou violência...