Julgar?

Não julgue, nem se escandalize. LEIA MAIS...

Quem é você ?

Não adianta, podemos enganar pessoas, mas não a Deus.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Não julgue, nem se escandalize.

  "Não me julgue..", "Olha pra si antes de me julgar!", já são, praticamente, chavões de respostas no meio evangélico. Geralmente o utilizamos quando pessoas desdenham do modo que nos comportamos, da nossa atitude. Jesus nos alerta a não julgar, para que não venhamos ser jugados pela mesma medida. De fato não podemos julgar, somos pecadores e não temos autoridade para isso, Jesus que é santo não julgou ("Nem eu tampouco te condenarei; vai, e não peques mais" João 8:11b).
  
  Porém devemos, também, lembrar de não nos escandalizarmos ("E bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar" Lucas 7:23). Sei que existem pessoas que aparentemente demonstram uma imagem agressiva, mas são totalmente tementes a Deus. A questão de como um ou outro deve se apresentar não está como o escândalo aqui, pois Deus se revela e opera transformação de forma diferente a cada individuo. 






  Em questões culturais, já temos padrões de comportamentos moldados em nossa mente (Não sejamos ingênuos a ponto de não reconhecer isto...) e sabemos quando estamos nos comportando de forma agressiva ou/e de forma rebelde. Somos testemunhas de Cristo e reflexo da imagem de Deus, não podemos ridicularizar o evangelho, mas esta questão é relativa, pois o que é ridículo à determinadas pessoas não é ridículo a outras. 


  Temos que pensar, também, em ajudar nosso irmão na caminhada. As vezes o seu irmão peca pois não tem a sua ajuda e se ele não quer mudança será que não devemos julga-lo? Veja o que Paulo diz a igreja de corinto: "Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os que não são cristãos. Deus os julgará. Mas será que vocês não devem julgar os seus irmãos na fé? Como dizem as Escrituras Sagradas: 'Expulsem do meio de vocês esse homem imoral.'” (1co 5.12-13) Mas existe um detalhe, devemos nos avaliar para ver se somos dignos de dizer que o nosso irmão é imoral.


   Então o fazer? Julgar meu irmão? Mudar minha maneira de comportamento? A resposta é clara, não adianta você mudar atitudes somente por pensar ser certo ou não. Elas devem ocorrer naturalmente, pois, caso contrário, você estará sendo apenas um religioso e não haverá verdade em você. Se você verdadeiramente estiver em cristo, o Espírito Santo irá moldar sua maneira de pensar e agir, mas para isso você deve estar atento à Ele.


   Deus olha nosso interior e sabe a verdade de nossas intenções, renove sua mente.

1 comentários:

Parabéns pelo blog! Deus abençoe vc's...